sexta-feira, 6 de abril de 2012

A exploração espacial e as tecnologias que usamos em nosso dia-a-dia




Imagem extraída de
fotos-xvi-o-homem-no-espaco.html

Muitas pessoas podem se perguntar: quais benefícios a pesquisa espacial tem gerado para o nosso cotidiano?
Quando a Agência Espacial Norte Americana (NASA) foi criada no final dos anos 50 do século passado, a Lei que a criou estabelecia que as pesquisas desenvolvidas pela NASA deveriam também gerar benefícios para a população.
No site Nasa City e Home encontramos varias tecnologias que surgiram ou foram aperfeiçoadas a partir das utilizadas para explorar o universo. Por exemplo, os materiais e equipamentos utilizados pelos astronautas em suas missões espaciais precisavam, dentre outros requisitos, ser eficientes, confiáveis e compactos pois o espaço físico disponível para os trabalhos nas espaçonaves espaciais é bastante reduzido. Assim, os astronautas necessitavam de materiais e técnicas especiais de trabalho e sobrevivência.
Outros produtos e tecnologias foram desenvolvidos pelas pesquisas espaciais encontrando aplicação nas áreas da saúde, segurança, comunicação e até as facilidades na nossa vida diária. Citemos algumas: ferramenta compacta para cavar rocha na lua, satélites, medicina espacial, alimentação, máquina de exercício físico no espaço, método de esterilização das sondas, da água e do ar e outros.   
A tal ferramenta citada acima deu espaço para criação de equipamentos sem fio, a base de bateria. Graças aos satélites, obtemos uma melhor previsão meteorológica e podemos trafegar em qualquer ponto da superfície da terra utilizando a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Na área da medicina espacial foi desenvolvido o laser e houve melhoramento dos equipamentos cardíacos e cirúrgicos, pois possíveis problemas de saúde enfrentados por um astronauta durante uma missão espacial precisava ser rapidamente resolvido.
As limitações para transporte, armazenamento e preparo da alimentação dos astronautas gerou a necessidade do desenvolvimento de técnicas para prover os alimentos aos mesmos. Os resultados dessas pesquisas contribuíram para o desenvolvimento de alimentação de bebês. Da necessidade de se manter o condicionamento físico dos astronautas em missões de longa duração no espaço, foram desenvolvidas máquinas de exercícios para pacientes que necessitam de reabilitação física.
Esta é uma pequena visão de quanto utilizamos as tecnologias desenvolvidas para explorar o espaço. Podemos verificar muito mais na página da NASA CITY e HOME (http://www.nasa.gov/externalflash/nasacity/index2.htm).

Um comentário: